1. FASE 1 – Notação Musical
1.1 Notação Musical
Notação musical são todos os sinais gráficos que representam a escrita musical. A notação musical é escrita exclusivamente na pauta.
1.1.1 Sons musicais e nome das notas
O sons musicais são os sons utilizados para fazer música. Cada som tem características próprias como: intensidade; altura; timbre; tempo de duração.
Apesar de serem inúmeros os sons empregados na música, para representá-los utilizamos apenas sete notas. As notas musicais têm uma ordem natural, que tocada na forma ascendente, segue do som grave para o som agudo:
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI
Na forma descendente, é a mesma sequência como se lida de trás para frente. O som que ouvimos descendo é do som agudo para o grave:
SI – LÁ – SOL – FÁ – MI – RÉ – DÓ
Nossa primeira sugestão é que o estudante decore essa sequência da forma ascendente e descendente, pois será muito útil em todo o decorrer do curso!
Som grave: Um som dito grave é um som de baixa frequência.
Som agudo: Um som dito agudo é um som de alta frequência.
Na linguagem popular, um som grave é um som mais “grosso” e um som agudo é um som mais “fino”.
O nome de cada nota musical foi dado por Guido Darezzo (992-1050), um monge italiano regente do coral da catedral de Toscana. Ele retirou a primeira sílaba de cada frase de um texto sagrado em latim do hinário de São João Batista:
• Ut queant laxis – A sílaba "Ut" por ser de difícil dicção foi trocada por "Dó"
• Resonare fibris – Ré
• Mira gestorum – Mi
• Famuli tuorum – Fá
• Solve polluti – Sol
• Labii reatum – Lá
• Sancte Ioannes – Si.
1.2 Família do saxofone
O saxofone, ou somente sax, foi construído por Antoine Joseph Sax em 1840. É um instrumento fabricado em metal, geralmente latão. É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios e tem as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas.
O sax tem também a boquilha, onde se acopla uma palheta feita de bambu. Essa palheta vibra ao assoprarmos a boquilha. Essa vibração da palheta é a fonte sonora do sax, por isso, apesar de ser um instrumento de metal, na orquestra é considerado da família das madeiras!
Na família do saxofone quase todos os membros têm um formato como o de um cachimbo, mas alguns são em formato reto parecido com o de uma flauta. Alguns tem a afinação em Si bemol e outros em Mi bemol, mas esse é um assunto que veremos posteriormente.
Em suas variações, os principais formatos de saxofones são: sax baixo; sax barítono; sax tenor; sax alto; sax soprano; sax sopranino. Sendo o sax baixo o mais grave dessa lista e o sax sopranino o mais agudo.
Apesar de serem de diferentes tamanhos, todos esses tipos de saxofones são tocados da mesma forma com as mesmas posições dos dedos nas notas. Porém, pelo fato de serem instrumentos em tonalidades diferentes, o resultado sonoro de cada nota é diferente. Com o passar dos nossos estudos, entenderemos com mais clareza essas particularidades de cada tipo de saxofone.
Atenção: Neste curso, utilizaremos o Saxofone Alto, que tem a afinação em Mi bemol. No entanto como dito, você poderá treinar os exercícios com qualquer modelo da família do saxofone.
O saxofone alto se divide em duas partes:
• Corpo
• Cachimbo (ou tudel)
É no tudel que encaixamos a boquilha:
Campana é o nome dado à boca do sax por onde sai o som: