Aprenda a tocar violão, comece hoje!

Se você procura um curso de violão que vai direto ao ponto, acaba de encontrar!

 Do básico ao avançado!

 Curso com certificado!

 Professor para tirar dúvidas!

 Cadastro gratuito!

Veja a seguir a primeira aula do curso. O curso completo possui 60 aulas. Faça seu cadastro para ver todas as aulas.

Cifras dos acordes maiores

1.    FASE 1 – Cifras dos acordes maiores


1.1    O violão

O primeiro passo para o aprendizado do violão é compreender o que é um violão, quais as suas partes principais e quais as suas funções.

As partes do violão As partes do violão

As cordas são contadas de baixo para cima, ou seja, a mais fina é a corda 1 indo até a mais grossa que é a corda 6.
As casas são contadas a partir da mão do violão, ou seja, a casa mais perto da mão é a casa 1, seguindo a contagem em direção à boca do violão.

1.2    Notas musicais

Existem apenas 7 notas musicais: , , Mi, , Sol, e Si. Porém, a forma que trabalhamos elas é o que torna o estudo de música tão amplo e interessante. É através da combinação dessas 7 notas que montamos uma grande variedade de acordes, criamos diversas escalas e produzimos a música! Ao decorrer das próximas aulas, veremos passo a passo como esse processo funciona.

1.3    Numeração dos dedos

Na mão que fica no braço do violão (mão esquerda para quem é destro; mão direita para quem é canhoto), os dedos são chamados por números. Menos o polegar, pois ele é usado de apoio e fica atrás do braço do violão.

O número dos dedos para tocar violão

1.4    Cifras dos acordes maiores

Cifra é um sistema de notação musical usado para indicar, por meio de letras maiúsculas, os acordes a serem executados. Aprenderemos o que são os acordes e como tocá-los no violão ao decorrer de todo o curso. As cifras são comumente utilizadas na música popular por serem entendidas como uma forma simplificada de toda uma estrutura da notação musical.

C simboliza o acorde de Dó Maior
D simboliza o acorde de Ré Maior
E simboliza o acorde de Mi Maior
F simboliza o acorde de Fá Maior
G simboliza o acorde de Sol Maior
A simboliza o acorde de Lá Maior
B simboliza o acorde de Si Maior



1.5    Acorde de Sol Maior

O primeiro acorde que vamos aprender é o Sol Maior, que é representado pela letra G. Observe a figura a seguir e relacione-a com o seu violão. Nossa forma de se comunicar para aprender a formar os acordes será por número do dedo, número da casa e número da corda. Por exemplo para formar o acorde de Sol Maior (G):

Observação: para os canhotos, a imagem representando o acorde no braço do violão é invertida. Sempre estaremos mostrando as duas formas, ou seja, para destros e para canhotos.

- Dedo 1 na corda 5 na casa 2.
- Dedo 2 na corda 6 na casa 3.
- Dedo 3 na corda 1 na casa 3.

Acorde de Sol Maior no violão, para destros e canhotos

Repita o movimento de montar o acorde várias vezes para desenvolver sua coordenação motora. Você vai precisar ser ágil para fazer os acordes. Em alguns acordes temos que cuidar para não tocar as cordas que não fazem parte do acorde. Mas no acorde de G, devemos tocar todas as cordas do violão.

1.6    Peça: Escravos de Jó

Vamos aos poucos coordenando os acordes que vamos aprendendo junto com a prática do canto das músicas. Nossa primeira canção será uma versão simplificada da canção “Escravos de Jó”. Concentre-se em tocar com o polegar para baixo exatamente em cima das sílabas em negrito.

Escravos de Jó em Sol Maior no violão Escravos de Jó em Sol Maior no violão

Ao final desse módulo, você terá aprendido vários acordes e ritmos e estará apto a tocar uma grande quantidade de músicas. Mas para isso, é necessário que você treine bastante cada acorde e se dedique aos estudos.


1.7    Dica do dia: meu primeiro violão

Ao final de cada aula estaremos apresentando algumas dicas sobre o mundo dos violões. A dica de hoje é: Qual violão comprar para iniciar os estudos?

Ao longo dos anos como violonista, você aprenderá a diferenciar um violão amador de um violão profissional; um violão indicado para músicas clássicas ou indicado para músicas populares; a razão dos diferentes formatos e diferentes tipos de madeiras usados nos violões; etc. Resumidamente, você aprenderá naturalmente a escolher o violão que está mais de acordo com o que você precisa.

Existem violões dos mais variados tipos e preços, sendo que os mais caros custam mais que um carro popular. Nessa fase inicial de aprendizado, não é necessário investir muito dinheiro no seu primeiro instrumento. Tudo o que você precisa nesse momento é de um violão com o qual você se sinta confortável, ou seja, que não seja nem muito grande, nem muito pequeno, nem muito leve, nem muito pesado para você.

Portanto, a nossa primeira dica é para que você visite uma loja de instrumentos e experimente alguns violões até encontrar o violão ideal para o seu gosto!

Ao experimentar o violão, observe também a largura do braço do violão. Pois alguns violões possuem o braço muito fino, o que dificulta para o músico ao tentar executar solos ou mesmo para a formação de alguns acordes, quando o violonista ainda está em fase de aprendizado.

Não há nenhuma necessidade de comprar um violão caro nesse momento, pois todo o primeiro módulo desse curso poderá ser executado sem problemas com um violão simples.

A nossa segunda dica para o seu primeiro violão é em relação às cordas. Existem dois tipos de cordas de violão: cordas de aço e cordas de náilon. Por uma questão de estrutura do violão, não é recomendado que as cordas do violão sejam trocadas de um tipo para o outro, ou seja, se você comprou o violão com cordas de náilon deverá utilizar sempre cordas de náilon. As cordas de aço possuem um som mais vibrante, lembrando o som de uma guitarra, porém ao mesmo tempo, as cordas de aço machucam as pontas dos dedos.

Portanto, a nossa segunda dica é para que você compre o seu primeiro violão com cordas de náilon! Dessa forma, você poderá exercitar por mais tempo sem machucar demais as pontas dos dedos.

 Cadastre-se com seu Facebook:


 Ou cadastre-se com seu e-mail:

Cadastre-se